segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Se memória houver…

Título: Snowing Night
Fotógrafo: Sungsoo Lee
Colecção: Moment

Não se lembrava, já não tinha lembrança…Era assim que queria começar aquela narrativa sem história, mas não se lembrava…não se lembrava…
Dos resquícios da memória tinha presente uma mesinha, do tipo escrivaninha talhada em madeira à moda antiga, pousada mesmo ali debaixo do candelabro de ferro forjado à mão, heranças da sua avó materna. As velas carcomidas pelo uso dado ainda ofereciam um pouco de tempo para ser folheada a sebenta empoeirada pelo depósito do esquecimento.
Não se lembrava, mas sabia que aquela história ainda não havia sido escrita, pelo menos por ela. Talvez esboçada quiçá! Certo é, que não se lembrava.
Puxou para si uma cadeira almofadada de veludo vermelho, deu lume ao candeeiro, aconchegou-se, colocou os óculos de leitura sobre a ponta do seu nariz arrebitado e abriu a sebenta. A primeira página estava vazia, assim como as restantes. O branco amarelecido das folhas de papel estava imaculado, nem um vestígio de registo escrito.
Soltou um suspiro reverberado na ausência e abandonou a mesa de olhos postos na sebenta, deixando-a para trás em pleno sossego. Finalmente lembrara-se de que tinham atingido o estado do vazio, do nada, onde tudo pode voltar ou não voltar a acontecer, se memória houver…